A+ a-
Home > Sustentabilidade > Projetos

Projetos Sociais

A Linha Amarela liga a Barra da Tijuca à Ilha do Fundão, levando sustentabilidade e desenvolvimento para os diversos bairros e comunidades vizinhos à via. A LAMSA tem forte atuação nesses territórios, através de projetos e campanhas que valorizam a educação, cultura, esportes e meio ambiente.

Conheça os nossos projetos sociais:
 
Atletas da Paz
Promover o desenvolvimento de crianças e jovens de comunidades do Complexo da Maré através de aulas de esportes de luta e artes marciais, em conjunto com aulas de Cidadania e Desenvolvimento Pessoal. 
 
Caminhos da Música - Sons da Maré
Formação de grupos de produção cultural e artística para ampliar o protagonismo dos adolescentes, moradores da Maré, no processo de transformação da vida social a partir do acesso a patrimônio cultural.
 
Cinemaneiro
O projeto consiste em oferecer oficinas e exibição de filmes, para democratização do acesso a cultura, utilizando, para essa finalidade, as ferramentas da produção audiovisual. Atualmente, o projeto possui na sede da Associação de Moradores da Baixa do Sapateiro, um núcleo criativo onde os alunos e ex alunos do projeto, tem a oportunidade de desenvolver o processo de produção alinhado aos métodos de exibição cineclubista.
 
Cinepop 3ª Edição
O objetivo é exibição de filmes longa metragem para moradores das comunidades vizinhas à Linha Amarela. Além disso, o projeto oferece oficinas de audiovisual e de livre criação para jovens dessas comunidades.
 
Eco Rede
O objetivo é promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades vizinhas à Linha Amarela, a partir de um amplo e integrado Projeto de Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda. O projeto acontece em Cidade de Deus e Maré.
 
Entre lugares
 Oficina de teatro. O projeto dará continuidade ao resgate de memória da Favela da Maré. Promoverá a inclusão social, através de atividades de incentivo a criação coletiva como oficinas de artes cênicas, literatura, música, circo e artes visuais.  Após capacitação, será feita montagem de peça teatral pelos alunos participantes.
 
Escola Criativa
Possui como objetivo stimular o desenvolvimento de habilidades criativas de alunos da rede pública através de oficinas de arte e cultura, além de incentivar a mobilização de professores nas atividades para ampliar o resultado do projeto nas comunidades do entorno. 
 
 
 
Favela Mundo
O projeto dará continuidade ao resgate de memória da Favela da Maré. Promoverá a inclusão social, através de atividades de incentivo a criação coletiva como oficinas de artes cênicas, literatura, música, circo e artes visuais.  Após capacitação, será feita montagem de peça teatral pelos alunos participantes.
 
Livros nas Praças
Circulação de ônibus adaptado como biblioteca sobre rodas, com um acervo de mais 2 mil livros para empréstimos gratuitos aos moradores de comunidades do entorno da Via.
 
 
 
Oficina de Percussão da Maré
O projeto consiste na formação e manutenção da Orquestra Percussiva da Maré, que foi constituído através da Oficina de  Percussão da Maré com gravação de novo clipe de música inédita composta por Abel Düerë, feita exclusivamente para o Projeto. 
 

 
 
 
Reação Olímpico
Promover o desenvolvimento humano através do esporte e de ações complementares de educação, e transformar o conceito de responsabilidade social em ação na vida do maior número de pessoas.
 
 
Trânsito Legal
O objetivo é desenvolver ações preventivas e socioeducativas envolvendo os usuários, moradores das comunidades vizinhas e colaboradores da Linha Amarela, para minimizar os riscos de acidentes de trânsito.
 
 
Viaduto Cultural
Promover a inclusão social, através de oficinas artísticas e culturais, potencializando a cultura local. Busca a melhoria da qualidade de vida de jovens em situação de vulnerabilidade social. 

 

Missão, Visão e Valores

MISSÃO
“Proporcionar sempre o melhor caminho.”

VISÃO
• Na excelência dos serviços prestados;
• Como uma empresa socialmente responsável;
• Na utilização de tecnologia de ponta.

CRENÇAS E VALORES
• No Ser Humano e na capacidade de trabalhar com criatividade e espírito empreendedor;
• Em Lideranças capazes de mobilizar pessoas em prol de resultados
• Na Ética e Transparência nas relações;
• No desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais está inserida;
• Que o Usuário é a nossa razão de existir;