A+ a-
Home > Sustentabilidade > Projetos

Projetos Sociais

A Linha Amarela liga a Barra da Tijuca à Ilha do Fundão, levando sustentabilidade e desenvolvimento para os diversos bairros e comunidades vizinhos à via. A LAMSA tem forte atuação socioambiental em todas as comunidades vizinhas, para onde leva projetos e campanhas que valorizam a educação, cultura, esportes e meio ambiente.
 
Conheça os nossos projetos sociais:
 
Arte em Costura
O objetivo do projeto é oferecer formação profissional, gerar renda e promover o bem-estar de mulheres que residem em Cidade de Deus, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
 
Arte Expressa
O projeto consiste em realizar uma exposição completa, criativa e educativa sobre o tema Copa do Mundo – Esporte, nas 21 comunidades vizinhas à Linha Amarela e nos seus desdobramentos culturais e sociais.
 
A Arte Gerando Renda
O projeto consiste em promover a inclusão sociocultural de crianças através das oficinas de teatro, música, dança e geração de renda para os jovens através das oficinas de escultura, marionetes, maquiagem artística, máscaras e construção de instrumentos musicais (com material reciclado). Ainda serão ministradas palestras de saúde, cidadania, consciência ambiental e direito para suas famílias.
 
Artes do Rio
O projeto consiste em promover a produção de painéis artísticos de mosaico para retratar cotidianos da cultura popular, disseminada nos subúrbios e em comunidades tradicionais do Rio de Janeiro, tais como: Del Castilho/Inhaúma e Bonsucesso/Manguinhos – onde hoje acontece o projeto.
 
Cinemaneiro DOC
O projeto consiste em oferecer acesso aos meios de produção audiovisual apresentando técnicas e processos para a realização de documentários, através da capacitação de até 60 jovens moradores de Água Santa (Morro da Família) e Inhaúma (Gretisa e Águia de Ouro), com a realização de quatro documentários de curta duração com temática socioambiental.
 
Cinemaneiro
O projeto consiste em oferecer oficinas e exibição de filmes, para democratização do acesso a cultura, utilizando, para essa finalidade, as ferramentas da produção audiovisual. Atualmente, o projeto possui na sede da Associação de Moradores da Baixa do Sapateiro, um núcleo criativo onde os alunos e ex alunos do projeto, tem a oportunidade de desenvolver o processo de produção alinhado aos métodos de exibição cineclubista.
 
Cinepop Rio 3ª Edição
O objetivo é exibição de filmes longa metragem para moradores das comunidades vizinhas à Linha Amarela. Além disso, o projeto oferece oficinas de audiovisual e de livre criação para jovens dessas comunidades.
 
Eco Rede
O objetivo é promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades vizinhas à Linha Amarela, a partir de um amplo e integrado Projeto de Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda. O projeto acontece em Cidade de Deus e Maré.
 
Esporte e Cidadania
O objetivo do projeto é fortalecer e valorizar o trabalho dos agentes esportivos que desenvolvem atividades esportivas com cerca de 3000 crianças das comunidades vizinhas à Linha Amarela, estimulando novas perspectivas e visões para seus trabalhos.
 

Esporte Cultura e Lazer
O objetivo é contribuir para desenvolvimento social e educacional das crianças e adolescentes da Cidade de Deus, por meio da valorização e incentivo da sua potencialidade e talento.
 




Favela Mundo
O objetivo é oferecer gratuitamente oficinas de dança, música e teatro para crianças e jovens em condições de vulnerabilidade social, moradores de Água Santa e Cidade de Deus.
 
 
Grafitarte
O projeto consiste em fomentar a discussão sobre a valorização do patrimônio público nas comunidades, a fim de minimizar atos de vandalismo como as pichações nos espaços públicos e nos painéis culturais através de ações de intervenções artísticas.
 
Jornal O Cidadão
O projeto consiste na produção e circulação do Jornal O Cidadão para ampliar e consolidar o direito humano básico de comunicação dos moradores das comunidades da Maré.
 
 
Juventude e Patrimônio Cultural
O objetivo é capacitar jovens de Cidade de Deus, através de oficinas de produção cultural, associativismo e gestão de projetos, a fim de que os mesmos afirmem a identidade dos moradores dessa região
 
Livros nas Praças
O projeto consiste em realizar a circulação de um ônibus itinerante, adaptado em uma biblioteca volante, com 2.500 livros, em 03 praças das comunidades vizinhas à Linha Amarela.
 
 
Mulheres em Ação
O projeto consiste em qualificar mulheres na área da Moda, na região de Del Castilho, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho e a sua inclusão social.
 
 
Oficina de Percussão da Maré
O projeto consiste em capacitar jovens em música e percussão.
 






Orquestra de Batuque
O objetivo é formar uma Orquestra de Batuque feita com instrumentos de percussão de materiais recicláveis, a partir da realização de uma oficina com jovens moradores da Cidade de Deus de 9 a 16 anos.
 
 
Orquestra Mareimbau
O projeto consiste em promover formação musical, conceitos de ecologia humana, com intuito da continuidade da OrquestaMaréimbau. O projeto acontece na Maré.
 
 
 
Portas Abertas
O objetivo do projeto é promover espaços de discussão e proposição de temáticas relacionadas à responsabilidade social e sustentabilidade visando o engajamento das partes interessadas.
 
Programa Ambiental
O objetivo é promover, sensibilizar e estimular a própria LAMSA, seus colaboradores, terceirizados e usuários, a adoção de uma postura socialmente responsável em relação ao meio ambiente.
 
Reestruturação da Agência da Cidade de Deus
O projeto consiste em desenvolver junto à Agência de Desenvolvimento Local/Cidade de Deus e Comitê Comunitário um Planejamento Estratégico visando à sustentabilidade da agência e a estruturação de um programa de desenvolvimento local.
 
Trânsito Legal
O objetivo é desenvolver ações preventivas e socioeducativas envolvendo os usuários, moradores das comunidades vizinhas e colaboradores da Linha Amarela, para minimizar os riscos de acidentes de trânsito
 
Voluntariado
O objetivo do projeto é propiciar o exercício do voluntariado empresarial na perspectiva da Responsabilidade Social.
 
 
3ª Edição do Projeto Entre Lugares
O projeto consiste em proporcionar o acesso às artes cênicas, à literatura, à música, às artes plásticas e à memória, aos jovens moradores da Maré, a fim de valorizar a memória local e a cultura popular, fortalecendo os vínculos comunitários dos participantes.

 

Missão, Visão e Valores

MISSÃO
“Proporcionar sempre o melhor caminho.”

VISÃO
• Na excelência dos serviços prestados;
• Como uma empresa socialmente responsável;
• Na utilização de tecnologia de ponta.

CRENÇAS E VALORES
• No Ser Humano e na capacidade de trabalhar com criatividade e espírito empreendedor;
• Em Lideranças capazes de mobilizar pessoas em prol de resultados
• Na Ética e Transparência nas relações;
• No desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais está inserida;
• Que o Usuário é a nossa razão de existir;