A+ a-
Home > Contato > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Esclareça suas principais dúvidas sobre os serviços, operações e outras informações sobre a LAMSA.
Se sua dúvida não for esclarecida, você pode entrar em contato com a concessionária por meio do nosso Fale Conosco.
 
Informações sobre a Linha Amarela
 
- Quais são os bairros atendidos pela Linha Amarela?
A Linha Amarela passa por 13 bairros e 23 comunidades. Os bairros são Jacarepaguá, Água Santa, Encantado, Méier, Engenho de Dentro, Abolição, Pilares, Del Castilho, Inhaúma, Manguinhos, Higienópolis, Bonsucesso, e Cidade Universitária (Fundão). Já as comunidades, onde, estima-se, vivem cerca de 500 mil pessoas, são: Cidade de Deus, Paulo de Medeiros, União de Del Castilho, Águia de Ouro, Agrícola de Higienópolis, Vila São Pedro, Morro da Família, IAPI Del Castilho, Gretisa e Complexo da Maré (Vila do João, Vila dos Pinheiros, Conjunto dos Pinheiros, Bento Ribeiro Dantas, Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro, Parque Maré, Nova Holanda, Parque União, Rubens Vaz, Conjunto Esperança e Parque Ecológico) e Caju (Parque Alegria e Parque Boa Esperança).
 
- Quando a Linha Amarela foi construída?
Em 21 de novembro de 1995, foi criada a Linha Amarela S/A - LAMSA, com atribuições de acompanhar a execução do projeto, viabilizar recursos financeiros e montar a estrutura operacional como concessionária. Vencidos os desafios, em 24 de novembro de 1997, a via foi inaugurada, tendo iniciado a cobrança do pedágio em 1º de janeiro de 1998
 
- Quantos túneis a Linha Amarela possui?
Há três túneis na Linha Amarela. O túnel Engenheiro Raymundo de Paula Soares (túnel da Covanca), com 2.187 metros de extensão em cada galeria; o túnel dos Pilares, próximo à saída para a Estrada do Pau Ferro, na Freguesia, que possui 130 metros de extensão; o túnel Geólogo Enzo Totis, também na altura da Estrada do Pau Ferro, na Freguesia, com 165 metros de extensão e o Túnel Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, na altura da Avenida Geremário Dantas, na Freguesia, com 153 metros de extensão.
 
- A Linha Amarela tem quantas Praças de Pedágio?
A Linha Amarela possui uma Praça de Pedágio com cobrança nos dois sentidos, situada no bairro de Água Santa.
 

- Qual a tarifa básica de pedágio da Linha Amarela?
Atualmente (2015) a tarifa básica de pedágio para carros de passeio é de R$ 5,90.

- Qual a diferença entre as cabines de cobrança manual e as pistas automáticas da Linha Amarela?
As cabines de cobrança manual recebem o pagamento da tarifa de pedágio em dinheiro enquanto que nas pistas automáticas o pagamento se dá de forma eletrônica, ou seja, através da leitura de um Tag (Aparelho) instalado no para-brisa dianteiro do veículo.
 
- Porque não há pontos de ônibus na Linha Amarela? 
Não há a possibilidade de instalação de pontos de ônibus no eixo principal da via, por se tratar de uma via expressa. Comprometeria a segurança viária de todos.
 
- Quais são as formas de pagamento aceitas nas cabines de pedágio da Linha Amarela?
As formas de pagamento são:
- Dinheiro 
- Cheque
- Convênio (DBTRANS ou Visa)
 
- Como faço para obter informações atualizadas sobre o trânsito na Linha Amarela?
Para estar sempre a par da situação de trânsito na Linha Amarela, pode-se ligar para o 0800 0242355 e ouvir como está o trânsito ou acessar o perfil da LAMSA no Twitter, o @LinhaAmarelaRj.
 
Pistas Automáticas
 
- LAMSA e PEX S.A. (Passe Expresso) são uma única empresa?
A partir de janeiro de 2013, a PEX S.A. passou a ser uma outra empresa do grupo Invepar, deixando de ter qualquer outra relação com a LAMSA. 
 
- Como devo proceder para tirar dúvidas e conhecer detalhes da fatura referente às minhas passagens pelas pistas automáticas? 
Para obter informações sobre o seu contrato, o usuário deve entrar em contato com a Operadora do seu aparelho:
Passe Expresso: 0800 200 0739;
Sem Parar / Via Fácil: 4002 1552
Auto Expresso: 0800-8802010
Conectcar: 4020-2227
 
- Onde posso aderir a um dos sistemas de pagamento eletrônico do pedágio através da operadora Via Fácil/Sem Parar, Auto Expresso ou Conectcar?
Para obter informações sobre adesão ao sistema automático, o usuário deve entrar em contato com as seguintes Operadoras:
Passe Expresso: 0800 200 0739;
Sem Parar / Via Fácil: 4002 1552
Auto Expresso: 0800-8802010
Conectcar: 4020-2227
 
- Quais são as regras para utilizar as pistas automáticas sem correr o risco de ser multado?
O usuário deverá ser cliente de uma das operadoras de Pistas Automáticas aceitas na Linha Amarela (Via Fácil/Sem Parar, Auto Expresso ou Conectcar), precisa passar com um carro cuja placa esteja cadastrada junto à operadora e, ainda, deve ter o Tag (Aparelho) cadastrado fixado no para-brisa dianteiro do veículo.
 
- O que é um Tag ou Aparelho?
Trata-se de um chip que fica fixado no para-brisa dianteiro do veículo e que faz a comunicação com o sistema de passagem automática através de antenas instaladas na Praça de Pedágio. Todas as operadoras de pistas automáticas que atuam na Linha Amarela fornecem chips para seus clientes.
 
Multagem Eletrônica
 
- Quais os motivos que podem me levar a ser multado na Linha Amarela?
Além de todas as demais infrações previstas no Código Brasileiro de Trânsito, ultrapassar os limites de velocidade estabelecidos para a via, trafegar com veículo de carga em horário proibido (das 6h às 11h e das 17h às 20h, em ambos sentidos) e utilizar as pistas automáticas sem um Tag habilitado ou sem ter a placa do veículo cadastrada no sistema são infrações passíveis de multa na Linha Amarela.
 
- Quem é o responsável pelas multas aplicadas na Linha Amarela?
As multas aplicadas na Av. Carlos Lacerda - Linha Amarela - são de responsabilidade da Polícia Militar.  A CET - Rio é o órgão responsável pela administração dos radares instalados em toda a via, incluindo a Praça de Pedágio.
 
- Como eu posso recorrer das multas que recebi na Linha Amarela?
Para recorrer de multas, o usuário deverá dirigir-se ao local indicado na notificação que receber pelo correio. A LAMSA não tem responsabilidade sobre as multas e não tem qualquer participação no julgamento dos recursos.
 
- Para onde vai o dinheiro arrecadado a partir de multas na Linha Amarela?
O dinheiro é recolhido aos cofres públicos do município do Rio de Janeiro e tem destinação prevista em lei. 
 
- A Linha Amarela possui fiscalização eletrônica?
Sim, há fiscalização eletrônica, administrada pela CET-Rio, de excesso de velocidade, fiscalização de veículos de carga trafegando em horário proibido e de uso indevido das pistas automáticas.
 
Sobre a LAMSA
 
- Quais os serviços prestados pela LAMSA?
A LAMSA realiza toda a manutenção da Linha Amarela. O asfalto, os túneis, paisagismo, iluminação, acessos e saídas, sinalização e placas, rede pluvial, dentre outros. Além do serviço de manutenção, a LAMSA também oferece aos seus usuários o SOS Médico, SOS Reboque, monitoramento da via 24h/dia, inspeção viária e faixa reversível. 
 
- Como faço para trabalhar na LAMSA?
Para trabalhar conosco, o candidato deve cadastrar seu currículo no site http://vagas.com/lamsa. Acesse e conheça nossas oportunidades.
 
- Onde fica a sede administrativa da LAMSA e como chegar?
A sede administrativa da LAMSA fica localizada no bairro de Água Santa, anexa à Praça de Pedágio, à esquerda de quem segue no sentido Barra da Tijuca. Para chegar, deve-se utilizar a saída 2, sentido Fundão ou Barra e seguir pelo bairro de Água Santa (mapa). 
 
- Como acesso o perfil da LAMSA no Twitter?
Acesse http://twitter.com/linhaamarelarj. O perfil da LAMSA no Twitter é @LinhaAmarelaRj
 
- Quem fiscaliza as atividades da LAMSA (poder concedente)?
O órgão fiscalizador da LAMSA é a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. 
 
Faixa Reversível
 
- Como funciona uma faixa reversível?
Faixas reversíveis têm como objetivo melhorar o fluxo de veículos através da disponibilização de uma faixa de rolamento com menor quantidade de veículos em determinada hora do dia para utilização em mão invertida, beneficiando o sentido oposto ao disponibilizar mais uma faixa neste sentido, supostamente com maior quantidade de veículos no horário.
 
- Quais são os horários de operação da Faixa Reversível da Linha Amarela?
A LAMSA opera a Faixa Reversível nos dias úteis, das 6h às 9h.
 
- Quais os locais de acesso e saída da Faixa Reversível da Linha Amarela?
O acesso à Faixa Reversível se dá na Praça de Pedágio, no sentido Fundão, quando o usuário deve optar pela pistas automáticas centrais, 11 e 12 ou pelas cabines manuais de número 13 e 14. A Faixa Reversível termina próxima à Avenida Brasil, porém, quem opta por utilizá-la só consegue pegar a saída 9B, para a Avenida Brasil, sentido Baixada e a Linha Vermelha, sentido Centro ou Baixada. Não é possível seguir pela saída 9A, para a Avenida Brasil, sentido Centro.
 
- Como proceder antes de transportar cargas excedentes na LAMSA?
A Empresa deve entrar em contato com o CGT (Centro de Gestão de Tráfego), através do telefone 0800 024 23 55 e solicitar o apoio para a Equipe Operacional de plantão.  A partir desta solicitação é marcado um ponto na via, onde nossa equipe vai ao local e acompanha a carga até a saída da via (Linha Amarela).
 
Horário de proibição da circulação de veículos de carga
 
- Altura máxima de veículos ao longo da via:
A altura máxima é de 4,5 metros.
 
- Quais são os horários em que veículos de carga não podem transitar pela Linha Amarela?
Os veículos de carga não podem transitar pela Linha Amarela nos dias úteis, das 6h às 10h e das 17h às 20h, ambos os sentidos.
 
- Quem fiscaliza e multa veículos de carga transitando em horário irregular na Linha Amarela?
A Polícia Militar é a responsável pela fiscalização na Linha Amarela. Já a fiscalização eletrônica é de responsabilidade da CET-Rio.
 
Projetos Socioambientais da LAMSA
 
A LAMSA, através da Gerência de Desenvolvimento Socioambiental, atua em 21 comunidades vizinhas à via expressa (da Maré à Cidade de Deus) e realiza mais de 20 projetos socioambientais todos os anos, das seguintes formas:
 
Seleção pelo Edital do Instituto Invepar (em que instituições comunitárias e produtores culturais inscrevem seus projetos e são selecionados de acordo com a política de atuação da empresa);
 
Incentivos Fiscais (Lei ISS, Lei Rouanet, FIA e Lei Federal do Esporte) – que também são selecionados por meio do Edital do Instituto Invepar.
 
Os projetos socioambientais trabalham as temáticas de Educação, Esporte, Meio Ambiente, Cultura e Empreendedorismo. São mais de 56.000 pessoas beneficiadas diretamente, todos os anos, por essas ações.
 
Pedágio
 
- O que são categorias e como estão classificadas?
Categoria é a classificação dos veículos.  São classificadas por quantidade de eixos e rodagens, podendo ser: simples ou rodagem dupla.
 
- Como solicitar a isenção da tarifa de pedágio de veículos oficiais e oficiais locados?
Para veículos oficiais, placa branca, não é preciso cadastro em nosso sistema, basta o condutor solicitar na cabine a isenção.  Após a verificação do nosso funcionário, o veículo será liberado.
Já para veículos oficiais locados, o órgão deverá enviar um ofício à LAMSA, solicitando cadastro de isenção com os seguintes documentos:
- Cópia do contrato de locação;
- Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento doVeículo (CRLV).
A LAMSA leva em torno de 15 dias para verificação e liberação. 
Detalhes da Operação
 
Detalhes da Operação
 
- O que é a Operação Túnel Livre?
A Operação "Túnel Livre" tem por objetivo evitar que os veículos fiquem retidos no interior do túnel.  A operação é colocada em prática quando o grande fluxo de veículos está prestes a entrar em uma das galerias do túnel. Muitas vezes faz-se necessário o fechamento de até duas faixas da via antes da entrada do túnel, antecipando a fila para fora. Na direção contrária, retemos o tráfego de veículos na praça de pedágio, interrompendo a fluidez por alguns instantes.
 
- O que são os Painéis de Mensagens Variáveis? 
O PMV é uma tecnologia vinculada ao sistema de fibra ótica com a função de comunicar os usuários sobre eventuais interferências no tráfego, como por exemplo, desvio, acidentes e interdições.  A LAMSA dispõe de 4 Painéis de Mensagens Variáveis fixos e de 2 móveis ao longo da via.
 
- Quem cuida da segurança na Linha Amarela?
A Linha Amarela S.A. - LAMSA é uma empresa com personalidade jurídica de direito privado, portanto, impedida de exercer poder de polícia ou de segurança pública. Esta é uma atribuição e um dever constitucional do Estado, que o exerce através de suas instituições de policiamento.
 
- Quem é o responsável pelo resgate de vítimas de acidentes na Linha Amarela?
A LAMSA é a responsável pelo resgate de vítimas de acidentes ocorridos na Linha Amarela. A empresa atua com uma viatura de resgate e uma UTI-Móvel. Após avaliação médica, os feridos são liberados no local ou encaminhados para um hospital próximo. 
 
- Para quais hospitais os feridos em acidentes na Linha Amarela são encaminhados?
Prioritariamente, a LAMSA encaminha os feridos para o Hospital Lourenço Jorge (Barra da Tijuca) e para o Hospital Geral de Bonsucesso (Bonsucesso).

 

Missão, Visão e Valores

MISSÃO
“Proporcionar sempre o melhor caminho.”

VISÃO
• Na excelência dos serviços prestados;
• Como uma empresa socialmente responsável;
• Na utilização de tecnologia de ponta.

CRENÇAS E VALORES
• No Ser Humano e na capacidade de trabalhar com criatividade e espírito empreendedor;
• Em Lideranças capazes de mobilizar pessoas em prol de resultados
• Na Ética e Transparência nas relações;
• No desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais está inserida;
• Que o Usuário é a nossa razão de existir;