A+ a-
Home > Notícias > Obras e Operações de Trânsito > Linha Amarela ganha duas pistas manuais, no sentido Fundão

Linha Amarela ganha duas pistas manuais, no sentido Fundão

Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018

Desde o dia 11 de junho, as pistas automáticas da esquerda (cabines 11 e 12) da Linha Amarela, no sentido Fundão, passaram a operar como cabines manuais na maior parte do tempo. A modificação acontecerá em dias úteis, exceto durante os horários em que a pista reversível estiver em funcionamento, visa agilizar o atendimento na via e aumentar o conforto dos usuários. A nova operação otimizará a distribuição dos motoristas, facilitando o acesso às pistas automáticas da direita. Durante o funcionamento da reversível, as pistas 11 e 12 serão mantidas como automáticas e as cabines 13 continuarão operando como manuais.

A mudança na operação da via acontece após o desenvolvimento de um Plano de Gestão de Tráfego que mapeou o comportamento dos motoristas. O estudo constatou que, nos dias úteis, a procura por pistas automáticas é maior apenas entre 6h e 9h. No caso das pistas manuais, a demanda é mais constante ao longo do dia, com pico pontual às 17h.  Estes  números motivaram o aumento da quantidade de cabines manuais.

Desde o início do ano, as pistas da esquerda já vinham operando como manuais nos fins de semana, suprindo uma demanda similar. A metodologia e as ferramentas de inteligência que projetam o fluxo de tráfego de acordo com a demanda histórica da via foram desenvolvidas pela LAMSA, concessionária que administra e opera a via.

Ao longo de toda a Linha Amarela, viaturas de socorro e assistência 24 Horas estão posicionadas de acordo com os pontos de maior incidência de ocorrências na via. Dicas de educação e segurança no trânsito e informações sobre as condições do tráfego também são exibidas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), em banners na via e nas cabines centrais e no perfil do Twitter da concessionária (@LinhaAmarelaRj).

Últimas Notícias