A+ a-
Home > Notícias > Institucional > Saiba como utilizar corretamente as pistas automáticas da Linha Amarela

Saiba como utilizar corretamente as pistas automáticas da Linha Amarela

Segunda-Feira, 2 de Janeiro de 2017

Na Linha Amarela, as pistas automáticas são fiscalizadas eletronicamente pelo órgão público responsável. Para manter você informado, a LAMSA separou as mais importantes regras de utilização das faixas exclusivas. Confira abaixo.

Como posso evitar multas nas faixas exclusivas da Linha Amarela?

  • Utilize seu tag* colado no para-brisa;
  • O tag é vinculado à uma única placa cadastrada. Mantenha-o sempre no mesmo veículo;
  • Ao trocar de veículo, entre em contato com a sua operadora para atualização cadastral;
  • Mantenha em dia suas obrigações contratuais.

*Tag é o dispositivo de pagamento eletrônico utilizado pelas operadoras para viabilizar a prestação de serviço de passagem automática.

O que são as faixas exclusivas? Como as identifico na Linha Amarela?

As faixas exclusivas da Praça de Pedágio da Linha Amarela, também conhecidas como pistas automáticas, são aquelas de uso restrito dos motoristas contratantes de sistema de pagamento automático de pedágio, segundo as Portarias Municipais do RJ 9368/11 e 26.961/04. Nelas, o fluxo dos veículos é fiscalizado eletronicamente. Para utilizar as pistas exclusivas o veículo deverá estar com o tag devidamente colado no para-brisa, com a placa vinculada ao dispositivo e com suas obrigações contratuais em dia.

Troquei de veículo, posso usar o tag do veículo antigo no novo veículo?

Na troca de veículo, você deverá entrar em contato imediatamente com a sua operadora para realizar a atualização da sua placa cadastrada e do seu tag. Caso isso não seja feito antes da próxima passagem pela Linha Amarela, o usuário deverá utilizar uma das pistas manuais.

Passei e a cancela não abriu, e agora?

Se isso acontecer, estacione no ponto de atendimento e aguarde pelas orientações da equipe da LAMSA. Nosso time está preparado para recebê-lo e responder suas dúvidas.

Tag colado no parabrisa corretamente evita multa por falha de leitura na faixa exclusiva

Fui notificado por trafegar na pista exclusiva, o que eu faço?

O artigo 184, do Código de Trânsito Brasileiro, assim como as Portarias Municipais do RJ 9368/11 e 26.961/04, considera infração transitar em faixa sinalizada como exclusiva para motoristas contratantes de serviço de cobrança automática. O órgão público responsável pela análise de recursos de multas é a JARI - Junta Administrativa de Recurso de Infração, procure-os caso tenha interesse de apresentar uma defesa.

Recebi uma multa por evasão de pedágio, como devo proceder?

O não pagamento de tarifa de pedágio, segundo o artigo 209 do CTB - Código de Trânsito Brasileiro, é considerado infração grave. O órgão público responsável pela análise de recursos de multas é a JARI - Junta Administrativa de Recurso de Infração, procure-os caso tenha interesse de apresentar uma defesa.

Fui parado na pista automática, paguei a tarifa, mas fui notificado mesmo assim. O que aconteceu?

Nestes casos, efetuar o pagamento da tarifa ao ser parado ou ter o pagamento debitado na fatura da operadora, evita a notificação por evasão de pedágio (art. 209, CTB), mas não por transitar em pista de utilização exclusiva (art. 184, CTB; Portarias Municipais do RJ 9368/11 e 26.961/04).

Confira abaixo, o contato das operadoras de sistema de pagamento eletrônico de pedágios.

  • Sem Parar: 4002-1552
  • Auto Expresso: 0800 880 2010
  • Conectcar: 4020 2227

Últimas Notícias