A+ a-
Home > Notícias > Sustentabilidade > LAMSA adere ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

LAMSA adere ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Sexta-Feira, 10 de Junho de 2016

A LAMSA, concessionária que administra a Linha Amarela, e o Instituto Invepar, participam da campanha de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Neste domingo, 12 de junho, mensagens de conscientização da causa serão divulgadas nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) da Linha Amarela, no Twitter e no site da empresa.
 
O dia Mundial contra o Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, e convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.
 
Anualmente, para marcar a data, é proposto um tema sobre uma das formas de trabalho infantil e realiza-se uma campanha de sensibilização e mobilização da população. Nesse ano, o mote da campanha é “NÃO ao Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva. Apoie Essa Ideia”, considerando que a maior incidência de trabalho infantil ocorre em atividades informais na cidade e no campo.
 
É por meio dos programas de aprendizagem profissional que a LAMSA contribui para a inserção do jovem no mercado de trabalho. A cada ciclo do programa, a empresa oferece vagas de aprendiz na área administrativa para adolescentes e jovens entre 16 e 22 anos que estejam cursando, pelo menos, o 9º ano do Ensino Fundamental. Os jovens têm a oportunidade de trabalhar nas áreas Administrativa, Financeira, de Comunicação, Sustentabilidade e Marketing, de Recursos Humanos, Jurídica e de Operações.  Após a contratação, os aprendizes passam por um treinamento teórico no Senai e só depois seguem para a prática.
 
“As áreas indicam o seu interesse na recepção dos jovens e a coordenação de Recursos Humanos analisa as atividades que serão desempenhadas e o acompanhamento que será dado por um profissional que atuará como um tutor, garantindo que o jovem tenha orientação e acompanhamento no dia a dia da empresa. Acompanhamento é a palavra chave deste programa. Desde o processo seletivo até a fase de treinamento teórico no Senai, o RH da LAMSA acompanha a evolução do jovem no programa, facilitando a sua formação e preparação para inserção no mercado de trabalho. Muito nos orgulha os resultados alcançados ao longo destes anos, onde jovens que passaram pelo nosso programa, hoje ocupam diversas posições nas empresas do grupo Invepar, inclusive no cargo de liderança”,  afirma Kelly Pinheiro, Gerente de Pessoas da LAMSA.
 
As vagas são abertas uma vez por ano. O processo seletivo contempla as seguintes etapas: entrevista, dinâmicas de grupo e prova com os conteúdos de matemática, português e redação. A jornada é de 4 horas de trabalho. O aprendiz tem a função e remuneração registradas na carteira profissional.
 
 
 
 

Últimas Notícias