A+ a-
Home > Notícias > Sustentabilidade > Artes das ruas é tema de documentário do projeto Cinemaneiro 2016

Artes das ruas é tema de documentário do projeto Cinemaneiro 2016

Segunda-Feira, 4 de Julho de 2016

A rua é o grande palco para uma série de artistas que, diariamente, expõem seus talentos de forma anônima pela cidade. O trabalho destes artistas será retratado em um documentário realizado pelo projeto Cinemaneiro, que ensina a linguagem audiovisual, através da produção de filmes e de documentários, aos moradores dos bairros do entorno da Linha Amarela.
 
Com o patrocínio da LAMSA, concessionária que administra a via expressa, e o apoio do Instituto Invepar, a edição de 2016 do projeto recebeu o nome de “Cinemaneiro em Foco”. Os alunos aprenderão o processo de produção profissional e terão aulas sobre fotografia, câmera, captação de som, edição, direção, roteiro e finalização.
 
A conclusão do projeto de 2016 será o documentário sobre os artistas de rua. Os participantes percorreram a Central do Brasil, Largo da Carioca, Maré, Botafogo, Paço Imperial e Quinta da Boa Vista, buscando belas histórias da arte brasileira, em oito dias de filmagens. O trabalho deve ficar pronto na segunda quinzena de maio, e a equipe do Cinemaneiro pretende realizar a sessão de pré-estreia em uma sala de cinema.
 
“A ideia é que o filme, além de uma obra, seja uma aula prática e de experimentação”, explica Frederico Cardoso, um dos produtores do Cinemaneiro.
 
A edição 2016 do projeto conta com a participação de 22 alunos das turmas de 2014/2015, atuando como monitores, além de participantes que frequentaram os cursos desde 2002 e que, atualmente, desempenham funções na produção, na orientação e na direção do Cinemaneiro. A equipe fixa de produção e direção do projeto é composta por Felipe Dutra (Produção Executiva, aluno de 2014), Mariana Rio (Direção de Produção, aluna de 2015), Cristiano Moraes (Fotografia e Câmera, aluno de 2003), Josinaldo Medeiros (Edição, aluno de 2002), Vilson Almeida (Captação de Som, aluno de 2006), Christian Santos (Assistente de Direção, aluno de 2004), Ícaro Fernandes (Assistente de Produção, aluno de 2006) e Paulo Penteado (Direção, aluno de 2014).
 
A LAMSA patrocina o Cinemaneiro há 14 anos, desde sua primeira edição. Até hoje, mais de mil pessoas, de 14 localidades no entorno da Linha Amarela, foram capacitadas pelo projeto, e mais de 50 filmes de curta duração e videoclipes já foram 

Últimas Notícias