A+ a-
Home > Notícias > Sustentabilidade > Ônibus promove viagem pela leitura no Rio

Ônibus promove viagem pela leitura no Rio

Quinta-Feira, 3 de Setembro de 2020

Ana Maria Machado, Monteiro Lobato, Ziraldo, Agatha Christie... Se você esbarrar com esses autores num ônibus, aproveite a viagem. O projeto Livros nas Praças volta a circular pelas ruas do Rio a bordo de um coletivo lotado de boas histórias. Patrocinado pela Lamsa, com apoio do Instituto Invepar, o projeto da biblioteca móvel permite que leitores tenham acesso gratuito a diversas obras da literatura.

O acervo inclui outros autores, como Paulo Coelho, Thalita Rebouças, Ruth Rocha e Luciana Savaget. O ônibus do Livros nas Praças também oferece publicações com fonte ampliada (para pessoas com baixa visão), em braile e audiolivros (para deficientes visuais), e livros com ilustrações, para os pequeninos. Cerca de 70% dos livros disponíveis são de autores brasileiros.

Além de oferecer espaço infantil do lado de fora, o ônibus-biblioteca também é adaptado para cadeirantes e idosos. Desde 2012, o projeto já atendeu a mais de 81 mil pessoas, com recorde de leitores em 2019, quando 20.783 pessoas passaram pela roleta de entrada. Os estilos mais procurados são o romance, aventura e histórias em quadrinhos. Já entre as publicações mais requisitadas, figuram obras de Ziraldo, Ana Maria Machado, Paulo Coelho, Agatha Christie e Zíbia Gasparetto, além dos livros Diário de um banana, Revolução dos bichos e dos youtubers Felipe Neto, entre outros.

Criadora do projeto, Cristina Figueiredo o concebeu para estimular a leitura nas comunidades da cidade, principalmente onde não há bibliotecas públicas. 

— Queremos formar novos leitores para contribuir com o hábito da leitura nas comunidades cariocas. Diante do isolamentos social nesta pandemia, adotamos como lema uma frase do escritor norte-americano Mason Cooley: “Os livros nos dão lugar para ir quando precisamos ficar onde estamos”. Essa frase é que tem nos motivados a colocar o ônibus biblioteca nas ruas para que nossos leitores possam desfrutar de uma viagem segura no cantinho de sua casa — conta ela.

Serviço

Os visitantes podem ler no ônibus ou levar até dois livros para casa, gratuitamente, dentre os 2 mil exemplares do acervo. Para o empréstimo, é preciso apresentar documento de identidade e comprovante de residência para cadastro. A biblioteca está aberta ao público das 10h às 16h. Os livros podem ser devolvidos ao ônibus-biblioteca em qualquer praça que ele visitar, até o final do semestre. 

Locais

Maré / Vila Olímpica da Maré: 27/8, 10/9, 24/9, 8/10, 22/10 e 5/11

Cidade de Deus: 02/9, 16/9, 30/9, 14/10 e 28/10

Últimas Notícias