A+ a-
Home > Nossos Serviços >  Faixa Reversível

Faixa Reversível

A operação da Faixa Reversível da Linha Amarela teve início em 3 de setembro de 2007, como forma de reduzir os congestionamentos matinais que, à época, atingiam 10 Km. Planejado durante 2 anos, o projeto teve como princípio básico a inversão de uma das faixas de tráfego no sentido de menor demanda, de maneira a oferecer esta faixa adicional ao sentido de maior demanda, durante o horário de pico matinal. 
 
Como acessar 
 
A Faixa Reversível é uma alternativa exclusiva para carros de passeio e funciona nos dias úteis, das 6h às 9h.  É possível acessar tanto através de faixas de cobrança eletrônica de pedágio (cabines 11, 12) quanto a partir de faixas de cobrança manual (cabines 13 e 14), devendo o motorista dirigir-se, nos dois casos, para as pistas mais à esquerda, antes da Praça de Pedágio. 
 
Dispositivos de segurança e sinalização 
 
Ao longo da Faixa Expressa Reversível foram implantados semáforos bi-direcionais que são acionados por rádio frequência quando a faixa reversível está em operação, acendendo o vermelho para o lado revertido e o verde para o novo sentido de tráfego. Além disso, durante todo o trecho, o motorista também encontrará faixas delineadoras e placas de sinalização.
 
Especialmente desenvolvidos para serem utilizados nesta longa faixa expressa, os balizadores removíveis possuem a característica de ser rapidamente fixados e removidos, permitindo que a atividade seja feita por um profissional acomodado dentro de uma viatura, o que garante sua integridade física. 
 
O posicionamento das equipes de operação foi outro fator de segurança avaliado exaustivamente, pois visava oferecer pronto atendimento e solução em situações de emergência no trecho revertido.
 

Últimas Notícias